Parto Natural -Rede Pública

hosp

Hoje fui na padaria tomar café da manhã com o marido, aliás um programa simples e que adoro fazer, e me deparo com esta chamada no Metro brasil:

Mulheres são ofendidas na rede pública: 25% das gestantes sofreram algum tipo de violência ao ser atendidas durante o trabalho de parto natural.

Trata-se de um artigo que comenta sobre a rede pública no brasil, e que  o tipo de violência que se referem são relacionados a ofensas verbais. Veja um trecho:

A pesquisa apontou que 23% das entrevistadas escutaram algum despropósito
na hora do parto, como as frases: “não chora que, no ano que vem, você está aqui de novo”; “na hora de fazer não chorou nem chamou a mamãe, por que está fazendo isso agora?”; “se gritar, eu paro agora o que estou fazendo, não vou te atender”; “se gritar vai fazer mal para o seu neném, seu neném vai nascer surdo”.

Quando eu tinha 19 anos, fiz o curso e fui instrumentadora cirúrgica por um tempo e vi muitas cenas dessas naquela época em hospitais públicos. Não fiquei surpresa com a notícia, mas estarrecida e revoltada porque continua acontecendo!! Que horror!! Achei que depois de tantos anos, algo tinha mudado. Como mudar o percentual de cesárea do brasil, que é exorbitante, para o parto natural nestas condições que oferecem?

Quem quiser ler na íntegra, segue o link aqui.

2 comentários:

Rô Miranda disse...

Essa matéria esta repercutindo pelo mundo.
Uma pena isso, eu quero parto normal, e é claro que vou usar da saúde publica(isso digo agora). Mais essas coisas acontecem pelo particular tbm. Aqui na minha cidade se vc não tem "sobrenome" vc tbm sofre no particular.
beijos

Aninhahh.' disse...

OI...NOssa infelizmente aki é assim...Brasil né???

Eu sou DEFENSORA convicta do parto normal, mas desde que se tenha condições físicas, psíquicas e 'humanas' para isso...Acho um despropósito, uma falta de respeito sem tamanho com uma mulher que passa por um momento tão importante como o parto...Uma vez ouvi dizer um médico deu um tapa no rosto de uma parturiente por que ela, no seu momento de dor, o havia empurrado e o médico havia caído...Ker dizer...isso NÃO existe...Afinal aquela mulher ali...está em dores e como se já não bastasse as dores, a anciedade pelo nascimento do filho, ela ainda tem que sofrer com os maus tratos que é OBRIGADA a sofrer??? REVOLTANTEH ...

Eu sou estudante de Psicologia, e no meu papel de profissional, tenho um planejamento para mudar um mínimo dessa situação...To escrevendo um artigo sobre o parto humanizado, e quando estiver pronto...dá uma olhadinha...

Beijos Dobrados...

Postar um comentário